DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA UMA NOVA JORNADA DE AUTOESTIMA E CONFIANÇA.
AGENDE SUA CONSULTA!
Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.
411 University St, Seattle, USA
engitech@oceanthemes.net
+1 -800-456-478-23
Fiz esse conteúdo para nossos atuais e futuros pacientes de Brasília tirarem todas as suas dúvidas sobre tumores de pele.
Quando você decide ou precisa realizar uma cirurgia, pretende se informar e saber tudo o que é importante para a realização.
Vamos falar aqui sobre os principais tópicos, para que você chegue à sua consulta uma expert e possa aproveitar melhor o nosso primeiro encontro.
Primeiramente, muito obrigado por me escolher e escolher minha equipe para cuidar de você nesta doença tão delicada, mas que, em geral, tem ótimo prognóstico, que é o câncer de pele.
O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.
O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa (altíssima taxa de cura), porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.
Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano.
O câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode diagnosticar o câncer de pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:
Além de todos esses sinais e sintomas, melanomas metastáticos podem apresentar outros, que variam de acordo com a área para onde o câncer avançou. Isso pode incluir nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abdominais e de cabeça, por exemplo.
A seguir, a metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações dos três tipos de câncer de pele: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, basta seguir a Regra do ABCDE. Mas, em caso de sinais suspeitos, procure sempre um dermatologista. Nenhum exame caseiro substitui a consulta e avaliação médica.
Dica: Regra do ABCDE
Evolução
Cresce e muda de cor: provavelmente maligno
Não cresce nem muda de cor: provavelmente benigno
Todos os casos de câncer de pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, inclusive os de baixa letalidade, que podem provocar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo, causando sofrimento aos pacientes.
Felizmente, há diversas opções terapêuticas para o tratamento do câncer de pele não melanoma. A modalidade escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos simples. Conheça os mais comuns:
Outros tratamentos:
Além das modalidades cirúrgicas, a radioterapia, a quimioterapia, a imunoterapia e as medicações orais e tópicas são outras opções de tratamentos para os carcinomas. Somente um médico especializado em câncer de pele pode avaliar e prescrever o tipo mais adequado de terapia.
Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.
Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e muitas pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.
Fotoproteção: A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo. Ela penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco.
Sobre os protetores solares (fotoprotetores): Também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o envelhecimento precoce, as queimaduras solares, além do câncer de pele. O fotoprotetor ideal deve ter amplo espectro, ou seja, boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter certa resistência à água e não manchar a roupa. Eles podem ser físicos ou inorgânicos e/ou químicos ou orgânicos. Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes. Eles não eram bem aceitos antigamente pelo fato de deixarem a pele com uma tonalidade esbranquiçada, mas isso tem sido minimizado pela coloração de base de alguns produtos. Já os filtros químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor.
Radiação UVA e UVB: Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. A radiação UVA tem comprimento de onda mais longo e sua intensidade pouco varia ao longo do dia. Ela penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele. Já a radiação UVB tem comprimento de onda mais curto e é mais intensa entre 10h e 16h, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.
Um fotoprotetor com fator de proteção solar (FPS) 2 a 15 possui baixa proteção contra a radiação UVB; o FPS 15-30 oferece média proteção contra UVB, enquanto os protetores com FPS 30-50 oferecem alta proteção UVB e o FPS maior que 50, altíssima proteção UVB.
Pessoas de pele clara, que se queimam sempre e nunca se bronzeiam, geralmente aquelas com cabelos ruivos ou loiros e olhos claros, devem usar protetores solares com FPS 30, no mínimo.
Já em relação aos raios UVA, não há consenso quanto à metodologia do fator de proteção. Ele pode ser mensurado em estrelas, de 0 a 4, onde 0 é nenhuma proteção e 4 é altíssima proteção UVA; ou em números: < 2, não há proteção UVA; 2-4 baixa proteção; 4-8 média proteção; 8-12 alta proteção e >12 altíssima proteção UVA. O correto é procurar por esta classificação ou por valor de PPD (Persistent Pigment Darkening – mede o bronzeamento que a pele sofre após a exposição ao raio UVA) nos rótulos dos produtos.
Como escolher um fotoprotetor: Em primeiro lugar, o FPS deve ser verificado, assim como a proteção contra os raios UVA e se o produto é resistente ou não à água. A nova legislação de filtros solares exige que tudo que seja anunciado no rótulo do produto tenha testes que comprovem eficácia. Outra mudança é que o valor do PPD, que mede a proteção UVA, deve ser sempre no mínimo metade do valor do Fator de Proteção Solar. Isso porque se sabe que os raios UVA também contribuem para o risco de câncer de pele. O “veículo” do produto – gel, creme, loção, spray, bastão – também deve ser considerado, pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade, comuns quando se usam produtos inadequados para cada tipo de pele. Pacientes com pele com tendência a acne devem optar por veículos livres de óleo ou gel creme. Já os pacientes que fazem muita atividade física e suam bastante, devem evitar os géis, pois saem facilmente.
Como aplicar o fotoprotetor: O produto deve ser aplicado ainda em casa e reaplicado ao longo do dia a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de
sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. O filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo quando o dia estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens. É importante lembrar que usar apenas filtro solar não basta. É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados. Também é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele, com a indicação do produto mais adequado.
O pré-operatório envolve consultas nas quais avaliarei o seu estado de saúde, analisarei as suas lesões e definiremos juntos os objetivos do procedimento. Exames pré-operatórios, como hemograma, eletrocardiograma, exames de função renal e hepática, entre outros, podem ser solicitados. O paciente também deve seguir orientações específicas, como evitar o uso de medicamentos anticoagulantes e não fumar antes da cirurgia. Idealmente, o paciente não deve fumar pelo menos 6 semanas antes do procedimento.
A ressecção é normalmente realizada com anestesia local e sedação, anestesia geral ou anestesia raquidiana ou peridural, dependendo da região do corpo em que será feito o procedimento.
Para realizar a ressecção do tumor, o cirurgião deve seguir alguns passos, como:
O período de recuperação inicial dura cerca de duas a quatro semanas. Nos primeiros dias, o paciente deve evitar atividades físicas intensas. Em cerca de 20 dias, os pontos já terão sido retirados.
O pós-operatório exige alguns cuidados importantes:
Como qualquer cirurgia, a cirurgia de câncer de pele apresenta riscos, como infecção, hematomas, assimetria nos resultados, trombose venosa profunda e reações adversas à anestesia. No entanto, com uma equipe experiente e seguindo todas as recomendações médicas, esses riscos podem ser minimizados. Mesmo assim, eles não desaparecem completamente.
Após a cirurgia, é comum que surjam dor leve ou desconforto, além de alguns hematomas e inchaço nos locais onde o procedimento foi realizado. A recuperação inicial é gradual, durando de 2 semanas a 1 mês, sendo que as primeiras 48 horas exigem cuidados mais intensivos.
Se as margens estiverem livres de células cancerígenas, é muito improvável que o tumor volte. No entanto, é frequente o surgimento de novos tumores em regiões próximas, já que o maior fator de risco para o câncer de pele é já ter tido câncer de pele. É importante que o corpo tenha tempo suficiente para se recuperar entre os procedimentos.
Para garantir a segurança e os melhores resultados, é fundamental escolher um método de cirurgia plástica adequado. Aqui estão algumas dicas importantes:
A duração da cirurgia varia de acordo com a quantidade de áreas tratadas e a complexidade do procedimento. Em média, uma cirurgia pode durar entre 2 a 5 horas. O tempo de internação também depende da extensão da cirurgia, mas muitos pacientes são liberados no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo do tipo de anestesia e da recuperação inicial.
Sim, a cirurgia pode deixar cicatrizes, mas elas geralmente são posicionadas de maneira a garantir um bom resultado estético. Com os cuidados pós-operatórios corretos e o uso de cremes cicatrizantes indicados pelo cirurgião, as cicatrizes tendem a ficar imperceptíveis com o tempo.
Em geral, o resultado final da biópsia fica pronto cerca de 2 semanas após a coleta. Você deverá levar o resultado no retorno para avaliar os achados.
É natural querer saber o preço da cirurgia, mas existem muitas variáveis que influenciam o custo. Por isso, o Conselho Federal de Medicina e o Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas pela internet. Somente após a consulta médica é possível determinar qual será a cirurgia ideal e qual o valor necessário para realizá-la.
Os valores devem ser discutidos apenas após uma avaliação presencial. Muitas vezes, apesar dos honorários da nossa equipe serem particulares, usamos convênios para cobrir os custos com o hospital e anestesista.
O paciente deve priorizar a qualidade e a segurança ao escolher o cirurgião e a clínica.
Espero que esse conteúdo tenha ajudado você em sua jornada. Será muito bem-vindo(a) em nosso consultório.
Anote todas as suas dúvidas e as leve para a consulta, onde será o momento ideal para nossa equipe conhecer você, seu caso e iniciarmos o seu tratamento.
Obrigado!
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Excelente profissional e equipe. Ótimo atendimento, super atenciosos com os clientes! Recomendo de olhos fechados. Resultado da minha cirurgia ficou incrível, e por isso, levei minha mãe pra fazer com ele também. Estamos parecendo princesas vivendo nos nossos sonhos! Trouxe alegria e autoestima novamente para nós! Gratidao. Jerla Monteiro5 Dezembro 2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Fiz uma cirurgia com o Dr. Rodrigo e equipe em Setembro de 2024 e não poderia estar mais satisfeita com o atendimento e resultado. Ne senti segura em todas as etapas. Me sinto feliz com a escolha e recomendo o Dr . Rodrigo para quem busca um médico experiente e competente. Malu Medeiros29 Novembro 2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Gostaria de expressar minha imensa gratidão e satisfação com o trabalho incrível realizado pelo Dr. Rodrigo Rocha. Desde a primeira consulta, parecia que nós nos conhecíamos a muito tempo, desde o início eu sabia que seria ele o responsável para realizar o meu sonho, ele sempre demonstrou muita competência, atenção e cuidado, o que me deixou completamente segura. O resultado da cirurgia superou todas as minhas expectativas! Fiquei extremamente feliz com o resultado, ficou exatamente como eu almejava. Agradeço de coração por toda dedicação do Dr. Rodrigo e toda sua equipe. Recomendo de olhos fechados para quem procura um médico experiente e cuidadoso. Ele é um profissional altamente qualificado, atencioso e comprometido com o bem-estar de seus pacientes. Super recomendo! Lays Barreto15 Novembro 2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. A minha experiência foi única, espetacular foi a melhor transformação q já me aconteceu. A clínica muito acolhedora, ambiente bem aconchegante e acessível. O Dr Rodrigo um espetáculo de pessoa,um homem humilde,atende seus pacientes com muita paciência e dedicação,se demostra sempre pronto para ajudar a resolver a situação de queixa do paciente,para transformar a sua vida de sonho em realidade. Uma experiência única vivida por mim, gratidão 🙏 eterna 🙏 Michelly Borges12 Novembro 2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Atendimento maravilhoso Dr. Maravilhoso,só agradecer por tudo Dr. Rodrigo é um médico muito responsável e dedicado aos pacientes Sempre preocupado com você,isso não tem preço. Nadja Cardoso12 Novembro 2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Tive uma experiência incrível, a equipe é maravilhosa e Dr Rodrigo um profissional ímpar, muito humano e humilde. Podem confiar sem medo. Obrigada ao Dr Rodrigo e a toda equipe 🥰 Wendy Ribeiro de Paula12 Novembro 2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Estou extremamente satisfeita com o atendimento e resultados que obtive com o Dr. Rodrigo! Desde a primeira consulta, ele foi atencioso, tirou todas as minhas dúvidas e me explicou o procedimento com muita clareza. O Dr. e sua equipe são extremamente profissionais, além de transmitir segurança e cuidado em cada etapa do processo. Lanusse kawany12 Novembro 2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Experiência maravilhosa ,todos da equipe estão de parabéns pelo atendimento nota 1000 ,indico a clinica de olhos fechados sem medo..Obrigada Dr Rodrigo pela dedicação com suas pacientes e pelo trabalho lindo que o Senhor faz..A cada dia amando o meu resultado 😍 Cecília Silva12 Novembro 2024Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Equipe excelente. Doutor Rodrigo referência na área. Breno Barreto12 Novembro 2024Certificado: TrustindexO selo verificado do Trustindex é o Símbolo Universal de Confiança. Apenas as melhores empresas podem obter o selo verificado que tem uma pontuação de avaliação acima de 4.5, com base nas avaliações dos clientes nos últimos 12 meses. Leia mais
DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA UMA NOVA JORNADA DE AUTOESTIMA E CONFIANÇA.
AGENDE SUA CONSULTA!
Mande um whatsapp