OTOPLASTIA
O que é a otoplastia Dr? A palavra se refere à cirurgia plástica das orelhas, podendo corresponder a várias técnicas que podem ou não ser associadas, dependendo do problema a ser tratado. Em geral o termo é usado para indicar a correção de orelhas proeminentes (de abano), porém outros problemas como sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas também são tratadas com técnicas de otoplastia. Geralmente são cirurgias realizadas para minimizar deformidades, tentar corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, em orelhas mal formadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo, deve ser considerada como reparadora, quando tenta corrigir um defeito, e ao mesmo tempo estética, pensando-se na busca pela harmonia de forma, volume e posição.
E como ocorre a cirurgia? A anestesia mais comumente usada é a local com sedação. A cirurgia se inicia com uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele, então é realizada a retirada do excesso de pele e em seguida é feito o ligamento da cartilagem, para deixá-la mais flexível. Em alguns casos pode ser feita a retirada de cartilagem para diminuição da orelha, logo em seguida são feitos pontos de fixação para manter uma nova anatomia da orelha e realizando o fechamento da pele, a cirurgia tem duração média de uma hora. Antes da mesma, é necessário uma boa consulta, além de preparar o paciente para a cirurgia, deverá fazer com que ele compreenda seu problema, compreenda a solução proposta, riscos e benefícios do procedimento, são necessários exames de sangue, composto por hemograma e coagulograma completos, e o eletrocardiograma, e deve ser interrompido o uso de qualquer outro remédio que altere a coagulação do sangue.
Após a cirurgia, a internação ocorre de oito a doze horas, são feitos curativos com o uso de pomada cicatrizante e gaze, deverá ser utilizada uma faixa de tecido compressiva específica nos casos de correção de abano, retirada apenas para o banho, mas utilizada 24 horas por dia, por um mês. Poderá haver coceiras, vermelhidão ou inchaços, o uso de medicamentos antinflamatórios serão prescritos para uma melhor recuperação, e para que logo o paciente retorne as sua rotina.