Como prevenir o inchaço pós-cirúrgico?
Após o processo cirúrgico, há um fator que sempre é relatado pelas pacientes: o inchaço. Junto a ele, surgem as dúvidas: O que posso fazer para amenizar o inchaço? Há a indicação de alguma suplementação ou chá que diminua esse sintoma? Ele dura por quanto tempo?
Para início de conversa, é importante lembrar que o tempo de recuperação do processo operatório, assim como o processo de “desinchar”, varia de pessoa para pessoa. Alguns fatores têm influência nessa questão, como a idade do paciente, a adoção dos cuidados pós-operatórios e a dimensão do procedimento; mas, em média, eles podem variar de 3 meses a 1 ano.
Quanto aos cuidados necessários, além dos já citados em outros posts, devemos reforçar também a importância da alimentação. Para evitar a retenção de líquidos, seria interessante que alguns alimentos fossem evitados, como os ricos em sódio e industrializados, assim como os fermentativos, como feijão, ovos e repolho. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas também estão fora de cogitação! Por outro lado, um maior consumo de líquidos é de extrema importância, já que a hidratação é imprescindível nesse período – você pode optar por água natural, água de coco, chás, isotônicos e sucos (sem açúcar e sem coar, já que as fibras da fruta estimulam uma melhor atividade intestinal). Mas atenção: não consuma nada que você não seja habituada, principalmente se tratando de chás; afinal, você não sabe quais podem ser os efeitos secundários. O uso da suplementação alimentar também pode ser realizado, desde que recomendado pelo seu médico. Para evitar o inchaço, a glutamina pode ser uma boa aliada!
Outros fatores ambientais também podem lhe auxiliar, como a escolha do travesseiro (de preferência mais alto ou triangulares, principalmente após procedimentos no rosto e parte superior do corpo no geral) – a cabeceira da cama também pode ser levemente elevada. A temperatura também é algo a ser considerado, já que, ao passarmos calor, temos maior tendência ao inchaço. Por isso, evite banhos muito quentes, cozinhar (devido ao calor do fogão) e ambientes muito quentes também. No caso de inchaço em algumas regiões específicas, como os olhos ou o rosto no geral, a aplicação de compressas geladas com soro fisiológico é um grande aliado.
Por fim, também pode ser recomendado pelo seu médico a realização de pequenas caminhadas (na sua casa mesmo), assim como o consumo de alguns anti-inflamatórios por um tempo determinado ou a realização de massagens localizadas em alguns casos, como os de procedimentos de lipoaspiração ou lipoescultura. Cada cirurgião plástico tem a sua rotina; consulte o profissional antes de adotar essas medidas!