Cuidados com a cicatrização
Ao pensarmos em cirurgia, sendo ela plástica ou não, é impossível deixarmos de lado o assunto das cicatrizes – afinal, elas nos acompanharão pela vida inteira. Por esse motivo, é de extrema importância que elas tenham uma aparência saudável, para que, inclusive, não interfiram negativamente no resultado da sua cirurgia.
Hidratação
Uma das primeiras medidas a serem tomadas, e que pode, inclusive, ser adotada ainda antes da realização da cirurgia, é a hidratação da pele. No processo de cicatrização, é importante que a pele do paciente possua boa elasticidade, já que haverá uma mudança estrutural (principalmente em procedimentos em que há o aumento de alguma região, como a colocação de próteses mamárias ou preenchimentos). Caso a pele não comporte a mudança, há o rompimento das suas fibras, causando as tão temidas estrias! Por isso, cuide da hidratação da sua pele, fazendo o uso de cremes ou óleos corporais (você pode pedir por indicações ao seu médico, caso prefira), assim como aumentando a ingestão de líquidos. Mas cuidado! As cicatrizes precisam de um tratamento específico. Evite utilizar produtos sem a orientação do seu médico. Provavelmente, durante a evolução da sua cicatrização, o médico optará pelo uso de pomadas, cremes e loções, dependendo do seu quadro.
Coceiras e fisgadas: Devo me preocupar?
Outro fator influenciado pela hidratação da pele é o das coceiras e fisgadas que ocorrem sobre a região operada, principalmente sobre as cicatrizes. O uso dos hidratantes alivia esses efeitos da cicatrização cutânea – que, diga-se de passagem, são completamente normais e fazem parte do processo pós-operatório.
Quando posso me expor ao sol?
Ao contrário dos hidratantes, o sol é algo que você deve fugir no seu período pós operatório. Além de causar o ressecamento da pele, ele também estimula a produção de melanina no local, o que promove o escurecimento da cicatriz – principalmente no caso de ela estar em sua fase inflamatória, quando se encontra mais avermelhada e inchada. Passada essa fase, caso precise se expor ao sol, capriche no protetor solar!
É sempre bom lembrar:
Além desses cuidados, é sempre importante se lembrar de seguir direitinho o seu período de repouso! O esforço físico deve ser evitado ao máximo, já que ele pode causar o desprendimento dos pontos cirúrgicos. Também tome cuidado ao fazer os seus curativos, já que o uso de substâncias não específicas para cicatrizes recentes não é recomendado nas primeiras 3 semanas após a cirurgia. Cuide-se bem!