Quando posso voltar a fazer exercícios físicos após a abdominoplastia?
Por Fernanda Lopes
Uma das dúvidas mais comuns entre os pacientes que se submetem a uma abdominoplastia é sobre quando poderá retornar a fazer exercícios físicos e a sua rotina na academia. Afinal, existe um dia ou tempo correto para o retorno?
Primeiramente, temos que levar em consideração que cada pessoa se recupera de uma forma, uns de maneira mais rápida, já outros precisam de mais tempo, não existem regras quanto à recuperação, o importante é seguir e respeitar o seu tempo. Porem para retornar aos exercícios, são seguidos alguns protocolos pensados pelo cirurgião juntamente com a sua equipe.
A abdominoplastia consiste na retirada de excesso de pele do abdômen do paciente, com isso nos primeiros dias após a cirurgia é totalmente restrito qualquer movimento que possa esticar ou tensionar a área que foi submetida a esse procedimento, podendo levar a deiscência da sutura (rompimento dos pontos), deixando o paciente exposto a possíveis infecções.
E quanto a outros tipos de esforços físicos?
Enquanto não forem retirados os pontos, o paciente não pode fazer exercícios físicos, normalmente a retirada é feita em torno de 10 a 15 dias após a cirurgia. Todavia o paciente não deve permanecer parado ou deitado o tempo inteiro, podendo se sentar e caminhar por 5 minutos dentro de casa a cada 2 horas para ajudar na circulação e evitar possível trombose, lembrando sempre da importância de andar curvado, para não forçar a região.
Passados esses 15 primeiros dias, conforme melhora do paciente, caminhar em torno de 5 a 10 minutinhos de 1 em 1 hora. Na 3ª semana de cirurgia o paciente já pode começar com caminhadas leves de 30 minutos.
Quanto tempo após a abdominoplastia posso retornar à academia?
Passado o primeiro mês o retorno a academia já é permitido, porem com exercícios leves e de pouco impacto, podendo ser uma esteira ou bicicleta. Exercícios de musculação e abdominais serão liberados após 90 dias de pós operatório.
Vale reforçar que antes de tomar qualquer decisão ou em caso de dúvidas sobre a sua cirurgia, é de extrema importância consultar seu médico. Seguir as recomendações do seu cirurgião e da sua equipe também é de grande relevância, já que assim terá um pós operatório mais tranquilo e obterá melhores resultados.