TOXINA BOTULÍNICA
A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.
Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, basicamente, qualquer movimento facial pode, eventualmente, levar aos sinais mais comuns de envelhecimento: rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está, uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.
A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria, a injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar, ainda mais, os resultados. Esta combinação de terapias pode, ainda, ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas. Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do seu rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:
• Hematomas e dor no local da injeção,
• Vermelhidão,
• Dor de cabeça,
• Sintomas gripais,
• Náuseas,
• Fraqueza temporária facial ou ptose,
Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.
Quer saber mais? http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/minimamente-invasivos/toxina-botulinica/