CIRURGIA DE QUEIXO
Também conhecida como mentoplastia, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.
A cirurgia de Mentoplastia é bem simples e rápida, e quando é realizada para aumentar o queixo (o mento) duro aproximadamente uma hora, mas quando o intuito é de diminuí-lo poderá durar entre 90 e 120 minutos. Aplica-se anestesia local (colocação de prótese) e anestesia geral (para os casos de avanço ou retração de osso). O corte é feito na parte interna da boca para descolar a pele e outro corte é realizado no osso para que se possa reposicioná-lo e fixá-lo. No fim há a acomodação da pele sobre a nova estrutura e os pontos não são removidos, já que os mesmos são feitos internamente.
É comum as pessoas pensarem que o paciente sofre com dores no período pós-operatório, mas na verdade isso não acontece. O que pode ocorrer é um leve desconforto e inchaço, mas mesmo assim é bem pouco. Os pontos caem sozinhos e geralmente o prazo para se retornar a rotina é entre 7 e 10 dias e o resultado final é percebido após 3 meses. E para uma rápida recuperação é necessário evitar a exposição ao sol, assim como os movimentos excessivos e não tomar banhos quentes e demorados durante 21 dias.